quinta-feira, 24 de março de 2016

Choque elétrico


                                                   Choque elétrico


 ''O choque elétrico é a passagem de uma corrente pelo copo tornando-se um condutor elétrico. Esta passagem de corrente pode causar um susto, podendo também causar queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo a morte.''
Fonte:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATmkAG/choque-eletrico

Podemos classificar choque elétrico em duas partes, sendo estático e dinâmico, bom e ruim, choque estático ocorre por descargas de capacitores ou descargas eletrostáticas e choque dinâmico ocorre quando ao tocar-se nas partes energizadas de uma rede elétrica.

O choque pode ser classificado em direto e indireto, direto quer dizer que foi um choque intencional ou causado por alguma imprudência, exemplo: fio desencapado ou na introdução de matérias metálicos em tomadas e etc. E o choque indireto é quando a pessoa não está ciente que uma certa superfície está sendo eletrizada e ao ter contato a pessoa acaba tomando um choque, exemplo: maquina de lavar com mal contato, geladeira com falha no isolamento.

''O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.''
Fonte:  http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-o-choque-eletrico.html


Qualquer tipo choque elétrico tem seu efeito e os efeitos variam, a intensidade do choque pode variar de acordo ao tempo de duração desse choque e  área  que ele ocorreu, tem também haver com a constituição física da pessoa que recebeu a carga. Existe matérias que não são bons condutores de eletricidade, são eles borracha, madeira,  entre outros, esses materiais podem ser utilizados para ajudar quem toma o choque, para ajudar a desgrudar a pessoa no momento.

O choque elétrico, pode ser usado também na medicina trazendo benefícios a saúde, um exemplo disso é o desfibrilador, esse aparelho é usado para estimular os batimentos cardíacos do paciente, e tem também o marca-passo, que é utilizado para estimular o funcionamento correto do coração, isso ocorre por que o choque elétrico causa contrações musculares e o coração  também é um músculo. Então podemos afirmar que o choque trás benefícios e prejuízos a saúde.

Quer saber mais sobre o choque elétrico e seus efeitos, assista ao nosso vídeo abaixo:


Referências: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATmkAG/choque-eletrico

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-o-choque-eletrico.html

http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/566382/o+que+e+um+choque+eletrico+e+quais+podem+ser+os+seus+efeitos+no+organismo.htm

http://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/consequencias-do-choque-eletrico

http://brasilescola.uol.com.br/fisica/choque-eletrico-para-vida.htm



Autoras:
Adrielle Souza
Ingrind Nascimento
Jamile Moura
Tauana Gomes


domingo, 6 de março de 2016

Frizz nos cabelos - Eletrostática












Autores: Jeanine De Jesus
Yulia Gonçalves
Samuel Wesley
Mariana Batista





             Resumo: O frizz no cabelo tem seus vários motivos, desde ao uso incorreto de produtos estéticos à até mesmo haver com eletricidade estática causando esses fiozinhos arrepiados, veremos como evitar isso e como isso acontece.


                 Palavras-chaves: frizz, eletricidade por atrito, partículas.



[1]



O que causa os frizz  nos cabelos? Bom geralmente quando os cabelos estão ressecados sem hidratação, com as cutículas abertas, o cabelo absorve a umidade do ar, deixando assim arrepiados, se esfregar a toalha nos cabelos após o banho também pode causar frizz, isso acontece por causa do atrito entre a toalha e os fios.
Eletrização por atrito? mas o que tem haver com o frizz? Através do atrito, dois materiais diferentes podem ficar eletrizados, se colocarmos um corpo eletrizado perto de um corpo neutro, produz uma movimentação de cargas dentro do corpo neutro. Se o corpo eletrizado estiver com excesso de cargas positivas, muitas cargas negativas serão atraídas pelo corpo positivamente carregado, é basicamente isso que acontece em nossos cabelos, este acúmulo de eletricidade estática é causado principalmente pela fricção, que pode ser do pente nos cabelos, causando frizz.
 Mas o que isso tem haver com a Eletricidade Estática? Você sabia que nossos cabelos podem conduzir energia? Pois é, podem sim, se parece muito com o frizz, mas na verdade é pura física, os cabelos ficam arrepiados e não ha nenhum reparador que dê jeito o responsável por isso, é a eletricidade estática, isso acontece quando ocorre o  desequilíbrio eletrônico dos íons  dos cabelos o que acontece um ressecamento e um tipo diferente de frizz, existem vários motivos para os cabelos ficarem eletrizados desde muito contato com televisores, computadores ao uso de pentes e escovas de metal, e também dependendo do ambiente e produtos usados nos cabelos.
Você sabia que cabelos podem ajudar a produzir energia solar? Pois é, dois pesquisadores afirmaram que cabelos também podem conduzir energia, eles estudaram o poder da melanina que além de definir a cor dos cabelos e da pele, ele concluiu que o pigmento tem propriedades elétricas, a melanina funciona a partir dos íons, que transportam eletricidade.
Você sabia que cabelos podem ajudar a produzir energia solar? Pois é, dois pesquisadores afirmaram que cabelos também podem conduzir energia, eles estudaram o poder da melanina que além de definir a cor dos cabelos e da pele, ele concluiu que o pigmento tem propriedades elétricas, a melanina funciona a partir dos íons, que transportam eletricidade.
Pente de madeira ou pente de plástico? Escolha o de madeira pois como a madeira não produz eletricidade estática ,ao entrar em contato com os cabelos, ele é bem melhor em relação ao pente de plástico, pois o pente de plástico carrega essa eletricidade e quando o cabelo fica com muita energia estática, ele atrai partículas de poluição do ar, que dificulta a  transpiração e a evaporação dos fluídos naturais dos fios, o que faz ficar com aspecto de cabelo sujo.



Segundo o site FEIRA DE CIÊNCIAS, Serie Triboelétrica
 É nada mais que uma lista de materiais, que mostra quais são aqueles que têm uma maior tendência de se tornarem positivamente eletrizados (+) e quais os que apresentam maior tendência de se tornarem negativamente eletrizados (-) . Essa lista torna-se, assim, uma ferramenta indispensável para se determinar que combinação de materiais (que pares de substâncias devem ser atritadas) podemos usar para um eficiente processo de eletrização por atrito (...) [2]



[3]

Mas como podemos evitar os Frizz nos Cabelos? Frizz como já visto é consequência de um cabelo mal hidratado, então hidratar os cabelos, não lavar os cabelos em água quente, não abusar do uso da chapinha, escovar os cabelos secos, substituir o uso de pentes e escovas de plásticos e escovas com cerdas de náilon por pentes de madeiras pois cabelos finos são naturalmente mais elétricos e a madeira ajuda a neutralizar a estática dos fios e assim dá uma controlada no frizz , mas tem um porém se seu cabelo estiver com muito frizz o pente de madeira não resolve, seu cabelo tem que está bem hidratado ,e também não abusar em tratamentos químicos. Bom como podemos ver existem várias razões dos frizz nos cabelos, esse mal que irrita algumas mulheres, evitando muita coisa, pode ser evitado os frizz, porque afinal nada em exagero faz bem.


Clique aqui para obter mas informações sobre o assunto.







   REFERÊNCIAS:








sábado, 5 de março de 2016

Carregadores alternativos para celulares

Com o surgimento de novos aplicativos para celulares, a vida útil da bateria fica cada vez, mais fraca, por isso, estão inventando os carregadores alternativos com a capacidade de carregar seu celular onde você for, utilizando a natureza como fonte de energia sustentável.
Os princípios de funcionamento de um carregador movido a energia do vento (energia eólica),exemplos:




[1]
                                   
                         principio de funcionamento de um carregador


Os princípios de funcionamento são: 
A rotação de turbina em que quando o vento passa pela extremidade faz com o que o mini motor gire ocasionando a gerar uma energia. 
[2]

 funcionamento da turbina
Como funciona:
O motor elétrico e nada mais do que uma bobina e fios de cobre mais extremidade laterais podemos ver que a um imã de cada lado com a utilização de criar um campo magnético forcando o motor a gira mais rápido.
Indução eletromagnética (A indução eletromagnética consiste no surgimento de uma corrente elétrica em virtude da variação do fluxo magnético nas proximidades de um condutor) 
Efeito fotoelétrico (Células fotoelétricas são dispositivos que têm a capacidade de transformar energia luminosa, seja ela proveniente do Sol ou de qualquer outra fonte, em energia elétrica)

Esse principio de funcionamento serve também para o carregador solar mais com uma diferença de que ele ira carregar através dos raios solares.
Com esse diferencial de fazer com que o vento vire uma energia elétrica.
Esse carregador era transforma os raios solares em energia elétrica como funciona essas  placas fotovoltaicas funciona como a energia  do sol passa pela placa solar e e transformada em energia elétrica.


[3]
                                         
 Placas fotovoltaicas
Ou você pode esta em uma situação em que nem umas das duas alternativas de carregadores estejam disponíveis e o clima também não ajude você pode ter o carregador a manivela

[4]
O carregador a manivela e quase igual ao carregador eólico a diferença e que você era gira uma manivela para gera uma movimentação mais bonina do motor gerando um atrito e transformando em energia elétrica.
Essas novas tecnologias trás pontos positivos e negativos para a sociedade.
Os pontos positivos são você pode sair sem se preocupar com que a bateria do seu celular descarregue tem um carregador portátil e pode carregar com a energia que a natureza nos dar.
Os pontos negativos são ficar grudado viciado no aparelho celular e não curtindo a vida por que, esta muito ligado no celular.

REFERÊNCIAS: 
Imagem [1]
https://www.google.com.br/search?q=carregadores+alternativos&biw=1280&bih=619&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiElL360f_LAhWJIJAKHYv6Da4Q_AUIBigB#tbm=isch&q=carregadores+eolico+principio+de+funcionamento&imgrc=2YiaYTrnX8wnwM%3A
Imagem [3]
Imagem [4]
                                                                                                                                       grupo: André, Caroline, Thiago,Luesiane, Iasmim.